A Amazon Web Services prima e faz muita recomendação pela automatização. Conheça 6 ferramentas de automação na nuvem da Amazon e como podem ser úteis para a sua TI.
S3 Lifecycle Policy
Esse recurso disponível no AWS S3 é muito simples mas que poupa dores de cabeça com o controle de gastos na nuvem.
É possível definir o que fazer com determinados objetos durante seu tempo de armazenamento no S3.
Por exemplo, pode-se automatizar a tarefa de remover objetos ou movê-los para o Glacier (um repositório de armazenamento com custos diferenciados muito utilizado para backups e arquivo-morto) com base no tempo de armazenamento. Também é possível as mesmas ações com as versões de um objeto ou utilizando como parâmetro as tag dos objetos.
O armazenamento S3 é virtualmente ilimitado. Mas imagine os custos de usar o armazenamento do S3 indefinidamente com objetos que podem não ter mais utilidade.
Database Migration Service
O AWS DMS é uma ferramenta de automação na nuvem valiosa quando o assunto é migrar seu banco de dados para a nuvem.
Através dele é possível programar a importação de seu banco de dados enquanto ainda está em produção.
Todo o processo de segurança, criptografia e monitoramento da importação é controlado pelo DMS.
Vários cenários para a migração são possíveis como importar dados de seu datacenter para a nuvem da AWS ou entre diferentes regiões da AWS.
Systems Manager
O AWS Systems Manager é uma ferramenta desenvolvida para monitorar, controlar e implementar automatizações tarefas operacionais.
E não apenas automatizações de recursos na nuvem da AWS. Os seus servidores em datacenter ou mesmo em outros provedores de nuvem como Microsoft Azure, IBM Cloud, Oracle Cloud, Vivo Cloud enfim, quaisquer outros.
Muitas tarefas importantes estão disponíveis no Systems Manager como o inventário da infraestrutura e a verificação do que está fora de conformidade disponibilizando as ações necessárias a partir de seu dashboard.
O destaque fica para a tarefa complicada de aplicação de patches e atualizações de segurança tanto em servidores como em aplicações.
Como o System Manager é possível automatizar essa tarefa baseado nas suas políticas de TI e ainda é possível prover a documentação para toda a equipe de TI.
Cloud Formation
O AWS Cloud Formation permite a criação de templates da infraestrutura em nuvem. Tudo pode ser modelado e provisionado. Trata-se de uma ferramenta de automação na nuvem que se posiciona na linha de frente dos serviços da AWS.
Imagine que precise rapidamente provisionar toda sua infraestrutura de TI numa região diferente da AWS. Tudo, desde as configurações de rede, regras de firewall, modelo de negócios, servidores, balanceadores de carga, servidores de banco de dados, enfim tudo!
Veja quantos erros podem ser evitados por não ter que realizar tal grau de provisionamento manualmente.
AutoScaling
Serviços como o AWS AutoScaling é que tornam a cloud computing tão atrativa.
Sabe todo aquele trabalho de convencimento do departamento financeiro para upgrade ou a compra novos servidores? Aqui não existe mais.
O AutoScaling te ajuda a dimensionar a carga de instâncias EC2 (as máquinas virtuais que você pode usar como servidores na nuvem) automaticamente de acordo com seu volume de trabalho.
Na medida em que seu volume aumenta, novos servidores na nuvem – totalmente configurados e prontos para a produção – são carregados em poucos minutos. E nos momentos em que a demanda cai esses mesmos servidores – já não mais necessários—são desligados.
Ideal para aqueles negócios que têm picos de trabalho sazonais em determinadas épocas do ano, dias da semana ou mesmo horas do dia.
Elastic Beanstalk
A inspiração para o serviço são estórias como a de João e o pé de feijão. Basta plantar a sementinha e terá uma árvore que pode te levar muito além da nuvem.
O Elastic Beanstalk é um serviço da AWS para ajudar a simplificar a implantação e provisionamento de infraestrutura de uma aplicação web desenvolvida em linguagens como PHP, Python, Rubi, Java, Node.js, Go e .NET.
Basta fornecer informações básicas como sua linguagem, armazenamento, banco de dados e instância inicial e fazer o upload do seu código.
O Elastic Beanstalk realiza todo o provisionamento necessário para sua carga de trabalho.
Tudo é monitorado pelo próprio serviço como a saúde e necessidade de upgrade ou downgrade de infra.
A automação é uma filosofia na AWS. Em todos os 5 pilares do Well Architected Framework há recomendações à automatização.
Há diversas outras ferramentas de automação na nuvem da AWS.
E todo profissional sysadmin ou devops deve ter por princípio utilizar ferramentas de automação.
A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.