Tempo estimado para a leitura: 6 minuto(s)
O PHP 7 foi lançado em 2015.
Cerca de 11 anos após a última versão o php saltou da versão 6 diretamente para a 7a. versão.
Nos trabalhos de consultoria em cloud computing percebemos uma boa quantidade de servidores Linux ainda rodando a versão 5.
Ambientes WordPress atualizados, por exemplo, requerem a versão 7 mais recente do PHP. Caso contrário vários plugins deixam de funcionar.
Neste post trazemos uma dica simples para atualizar o PHP da versão 5 para a versão 7 nas instancias AWS EC2 baseadas no Amazon Linux.
Atualização do Sistema
Sempre recomenda-se manter o sistema operacional atualizado, ainda mais num ambiente de cloud computing. Se possui um ambiente de homologação, poderá se sentir seguro em atualizar os pacotes do seu Amazon Linux. Você pode fazer isso tanto no Amazon Linux como no Amazon Linux 2 com o seguinte comando:
$ sudo yum update -y
PHP 7.0 a 7.3
Tanto para o Amazon Linux como o Amazon Linux 2 oferecem, em seus próprios repositórios, versões até 7.3. A versão 7.4 já está disponível desde 2019 mas ainda não foram incluídas nos repositórios destas distros. Mas é possível a instalação utilizando-se repositórios de terceiros como o repositório Remi. Não trataremos da instalação do php 7.4 neste post.
Se sua instancia EC2 for a Amazon Linux, basta digitar:
$ sudo install -y php73
No exemplo acima, os comando vai permitir a instalação do php 7.3. Mas você pode escolher entre as versões 7.0, 7.1, 7.2 e 7.3.
Já se sua instancia EC2 for a Amazon Linux 2, você deve utilizar o método próprio desta distribuição:
$ sudo amazon-linux-extras install php7.3
A instalação de pacotes adicionais pode ser feita com o yum em ambas as instancias EC2. Veja, por exemplo, como instalar o módulo php com mysql:
$ sudo yum install -y php73-mysqlnd
Para ver sua versão do php digite:
$ php -v
Se quiser mais detalhes pode, por exemplo, criar uma simples página php na raiz do seu site.
Abaixo o arquivo info.php em /var/www/html. Neste caso, a raiz de um site apache www.meuexemplo.com:
<?php
phpinfo()
?>
Ao abrir no navegador http://www.meuexemplo.com/info.php é possível visualizar várias informações sobre o php disponível.
Bastante simples.
Thats all Folks!