Embora tenha surgido antes mesmo da cloud computing, o modelo de SaaS ou Software as a Service, consolidou-se no mundo beneficiando-se da popularização da nuvem. Em pouco tempo e diversos gigantes de tecnologia adotaram tal modelo como padrão para a comercialização de seus softwares.
Entretanto, o que dizer de muitas empresas que desenvolvem e comercializam suas aplicações no modelo tradicional cliente/servidor?
Segundo pesquisa IDC encomendada pela ABES, em 2015 havia no Brasil 4.408 empresas das quais, provavelmente, um número significativo ainda no modelo tradicional cliente/servidor.
Para essas empresas, pode ser economicamente inviável reescrever totalmente o código de seus softwares além do fator tempo e outras questões.
Se por um lado, redesenhar suas aplicações comerciais para se adequarem ao modelo transformação digital tende a ser altamente desafiador, por outro lado não estar presente num mercado inovador como o de software com serviço tem o potencial de levar um negócio ao declínio.
Além disso há questões estratégicas do ponto de vista tanto do cliente quanto do provedor relacionadas à infraestrutura, disponibilidade, gestão de risco e melhoria contínua.
Mas vamos à pergunta que é motivo desse post: é possível para migrar uma aplicação desktop (cliente/servidor) para a nuvem sem todo o esforço em reprojetá-la?
É possivel migrar uma aplicação desktop para a nuvem sem tanto esforço
De fato, é possível o que chamamos de lift-and-shift, ou seja, migrar uma aplicação desktop para a nuvem sem um grande esforço.
Isso porque há tecnologias inovadoras que fornecem a infraestrutura necessária de apoio para migrar uma aplicação para a nuvem de modo que seus clientes utilizem seu software como um serviço.
Vamos falar de duas soluções apenas para uma visão geral, assim sendo, sem tecnicidades pois há possibilidades que dependem dos resultados desejados.
As soluções a seguir visam publicar uma aplicação desktop na nuvem permitindo ao usuário ter acesso por navegador web usando qualquer computador Windows, Linux, MacOS ou ChromeOS.
AWS AppStream
O AWS AppStream 2.0 é um serviço oferecido pela Amazon Web Services. Portanto ao migrar sua aplicação desktop para a nuvem da AWS, poderá ter os benefícios de uma arquitetura de data center e de rede que obedece aos mais rigorosos requisitos de segurança e flexibilidade de desenhar os recursos mais adequados a sua aplicação desktop de forma muita rápida.
Vantagens do AWS AppStream
Fully Managed. Como um serviço totalmente gerenciado pela AWS, não há preocupações com o gerenciamento da infraestrutura como atualizações de segurança e patches do sistema operacional, antivírus e etc.
Escalável. De modo rápido é possível dimensionar a oferta de seus aplicativos de desktop para atender a demanda.
Desempenho. O desempenho é aprimorado com o uso do protocolo Nice DCV que se ajusta automaticamente às condições da rede permitindo o uso das aplicações de modo fluído.
Pay-as-you-go. A exemplo de outros serviços de cloud computing, o AppStream 2.0 segue o modelo pay-as-you-go, isto significa que você paga pelo uso. Claro que há detalhes sutis que não devem passar despercebidos na projeção dos custos mas, de modo geral, o pagamento é pelo uso.
Parallels Remote Application Server
O RAS da Parallels é uma solução que permite migrar ima aplicação desktop para a nuvem que pode ser hospedada em qualquer cloud ou mesmo em uma infraestrutura local.
Esta solução de infraestrutura permite que os usuários tenham acesso a aplicações desktop tanto através de um agente em seu computador como através de um navegador web.
Vantagens do Parallels Remote Application Server
Segurança na Camada da Solução. Através do Painel de Controle da ferramenta é possível utilizar diversos filtros de segurança como o horário de uso do sistema e integração com GPOs de Active Directory.
Gerenciamento Simplificado. Tudo pode ser controlado e configurado por um único painel de Administrador.
Impressão Fácil. O RAS utiliza seu próprio Universal Printing permitindo a conexão e uso rápido da impressora do usuário que está realizando o acesso.
Automação. O recurso de PowerShell SDK do RAS permite programar diversas automações como, por exemplo, a criação de vários usuários de um novo cliente ou o bloqueio de clientes inadimplentes.
Conclusão
Se você chegou até aqui é sinal de que está procurando caminhos para modernizar, inovar e adaptar seus cenários de aplicativos às tecnologias mais recentes de cloud computing.
E realmente há boas soluções no mercado para migrar uma aplicação desktop para a nuvem.
A recomendação é que procure por uma empresa especializada em arquitetar uma infraestrutura de cloud computing que atenda as necessidades estratégicas do seu negócio pois, sem nenhuma dúvida, a transformação digital da sua empresa será bem menos complexa do que num cenário de reprojeto de software.
A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Consultoria AWS parceira especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.