Imagem: katemangostar freepik.com
Estes tempos de pandemia de COVID-19 têm feito muitas organizações repensarem a forma de trabalho de seus colaboradores.
E o trabalho home office deverá se tornar um legado da pandemia.
Neste contexto, algumas soluções em cloud computing são bem apropriadas com o serviço de desktop em nuvem.
O que são desktops em nuvem?
É um conceito conhecido como Desktop-as-a-Service (DaaS) em que um ambiente de trabalho com todas as funcionalidades é oferecido em nuvem com pagamento pelo consumo. Podem ser oferecidas várias configurações de capacidade e aplicativos para as mais diversas necessidades, desde um ambiente mais comum de escritório até estações de trabalho de alta capacidade para design gráfico ou desenvolvimento de jogos.
Por que sua empresa deveria considerar o desktop em nuvem?
Por causa da prontidão em atender algumas necessidades. É claro que exige uma nova mentalidade uma vez que desktops como ativos de TI, dão lugar a desktops como serviço de TI. Porém as vantagens são evidentes.
Agilidade na implantação. Sempre que necessário, é possível rapidamente – na verdade em questão de minutos – aumentar a capacidade do ambiente de trabalho.
Por exemplo, é possível que seu colaborador utilize seu próprio computador pessoal, tablet ou smartphone não importando a capacidade, os recursos e as licenças que ele possui. Todo o necessário como quantidade de memória, capacidade de processamento, aplicativos de trabalho e dados estarão na nuvem e os recursos serão consumidos do desktop em nuvem e não do dispositivo usado para o acesso.
Também é bastante simples e rápido implantar novos desktops em nuvem para dezenas e até milhares de usuários já com as devidas configurações prévias baseadas em modelos.
Produtividade. Ambientes de trabalho virtuais privilegiam a mobilidade e a portabilidade podendo ser utilizados em qualquer lugar do mundo de praticamente qualquer dispositivo.
Pense nisso: atividades temporárias, ou projetos pontuais que necessitem uma força de trabalho não habitual não precisam mais de investimentos urgentes bastando disponibilizar novos desktops em nuvem que podem ser removidos assim que não forem mais necessários.
Segurança. Não deixando de lado a segurança, já que acessos e armazenamentos de dados podem ser criptografados e a infraestrutura em nuvem é extremamente robusta e resiliente.
Já teve aquela dor de cabeça com um colaborador que tinha uma planilha importante guardada em sua área de trabalho perdida após um crash no hd do notebook ou mesmo um roubo do equipamento? Esses são exemplos de problemas que deixam de existir com o desktop em nuvem oferecido como serviço.
Conformidade. Ferramentas para controle de horário de utilização também são aliados da segurança e, por que não mencionar, dos departamentos de R.H das empresas em questões trabalhistas.
Visão geral de alguns Desktops oferecidos como serviço em nuvem
Amazon Workspaces
A AWS com o já conhecido Amazon Workspaces oferece desktops em nuvem baseados em Windows e Linux.
Possui algumas características úteis como:
App próprio para conexão com boa camada de segurança;
Implementação de criptografia na implantação;
Integração com o Active Directory;
Opção de implantação com o Microsoft Office;
50 Gb de armazenamento do Amazon WorkDocs incluso;
Opção de desktop com otimização de capacidade gráfica (GPU otimizada);
O serviço WAM (Workspaces Application Manager) que permite o gerenciamento das aplicações dos usuários sendo muito útil para instalar, atualizar ou remover aplicações instaladas no Workspaces de modo, inclusive personalizado.
Windows Virtual Desktop
Na nuvem da Azure está disponível o Windows Virtual Desktop que traz alguns recursos-chave como:
Implementação de criptografia na implantação;
Possibilidade de utilizar desktops em nuvem com Windows 7 oferecidos com atualizações de segurança e patches disponíveis até 2023;
Desktops realmente Windows 10 Enterprise graças ao novo Azure Windows 10 multi-user;
Gerenciamento dos apps que podem ser disponibilizados ao ambiente remoto do usuário e a publicação tanto de um ambiente de desktop completo como de apenas apps remotos individuais;
Possibilidade de migração de usuários da área de trabalho remota diretamente para o Windows Virtual Desktop.
VMWare Horizon
Em sua versão 7, o Horizon apresenta recursos significativos de produtividade.
Flash redirection que permite o redirecionamento de conteúdo instantâneo para o processamento e renderização localmente;
True SSO fornece um sistema de credenciais de acesso com alto grau de integração. É um single sign-on “perfeito” que oferece autenticação simplificada com tokens, smart cards e RADIUS. O mecanismo gera um tipo de certificado short-lived. Assim que o usuário é autenticado em seu ambiente, consegue acessar qualquer plataforma, site ou app que necessite autenticação sem que a mesma seja solicitada.
Blast Extreme é o novo protocolo que permite uma experiência de uso ainda mais aprimorada com mais velocidade e com recursos como o uso de vários monitores com rotação independente.
JMP (Just-in-Time Management Platform) é a ferramenta de gerenciamento de do desktop em nuvem que permite acoplar e desacoplar componentes do desktop em tempo real. Assim, por exemplo, é possível instantaneamente disponibilizar ou retirar aplicativos de um desktop mesmo com o usuário conectado.
A VMWare não possui sua própria cloud pública, portanto o Horizon está disponível em parceria com a cloud da AWS, da IBM, do Google bem como em cloud híbridas baseadas em VMWare.
Mac na nuvem?
Infelizmente, os provedores mais conhecidos [ainda] não oferecem ambientes de trabalho virtuais baseados no Mac.
Mas um serviço bastante interessante que pode atender bem essa necessidade oferecido pela Moboware é o macincloud.com.
A funcionalidade é parecida: oferecer um ambiente Mac como serviço mas a arquitetura difere um pouco já que são oferecidos acessos a servidores Mac o que pode ser um pouco restritivo para alguns casos de uso.
Conclusão
A entrega de desktop como serviço em cloud atende a inúmeras necessidades como agilidade para escalar recursos, rotatividade de colaboradores, ambientes de desenvolvimento, questões de segurança e até governança de TI e conformidade.
Dependendo do grau de envolvimento pretendido por sua empresa é sempre recomendável uma consultoria em cloud computing que seja especialista no assunto.
A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Consultoria AWS parceira especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.