Nesta postagem aqui no blog da computer consulting vamos ter uma visão geral da solução e características do VMWare Cloud on AWS.
O que é o VMWare Cloud on AWS
É a arquitetura de cloud computing de que se desenvolveu pela parceria entre a VMWare e a AWS.
Na verdade, são 3 anos de engenharia conjunta.
A VMWare está entre as líderes globais em cloud privada e se junta a outra líder – em cloud pública – a AWS para oferecer um ambiente de multicloud e de cloud híbrida consistente e interoperável entre serviços da VMWare e da nuvem da AWS.
Portanto VMware não se trata de um serviço, instância ou algo parecido da AWS. Trata-se uma infraestrutura bare-metal de produtos VMWare dentro de data centers da AWS com acesso otimizado aos recursos nativos da AWS.
Vejamos algumas características.
Infraestrutura Dedicada
A AWS fornece toda a infraestrutura de data centers e hardware.
E a VMWare oferece sua infraestrutura de SDDC (Software-Defined Data Center).
Assim o VMWare on AWS fornece hosts dedicados para execução de seu ecossistema dentro de data centers (e todo o hardware) da AWS. Isso permite a integração entre as funcionalidades de SDDC da VMWare e os produtos da AWS.
Cada host dedicado possui as seguintes opções:
I3 Metal com 36 cores de CPU, 512 Gb de RAM e 10,7 Tb de armazenamento SSD;
R5 Metal com 48 cores de CPU, 768 de RAM e armazenamento EBS.
São hosts com alto pode de processamento para a execução de várias máquinas virtuais.
O ecossistema deve iniciar com um cluster. E cada cluster pode inciar com 3 até 16 hosts.
Mas há uma oferta de uso por 30 dias de um SDDC com apenas um host para que se conheça a solução o que pode ser útil na tomada de decisão de migrar para a nuvem;
Computação Elástica
Como todo serviço de cloud computing de ponta, a infraestrutura VMWare cloud on AWS oferece elasticidade de recursos podendo crescer ou reduzir conforme demandas associadas, tanto os workloads como os hosts que compõem o cluster.
Lembrando que são utilizadas as ferramentas disponíveis no SDDC do VMWare em vez das funcionalidades do console da AWS.
Custom CPU Core Count
Característica que faz muito sentido na otimização de custos com a migração para a nuvem.
O Custom CPU Core Count permite que se escolha a quantidade de núcleos por host entre 8, 16, 36 e 48 (hosts R5) na implementação do cluster.
O objetivo é evitar custos adicionais – e desnecessários – com aplicações que possuem licenciamento por soquete de processador.
Migração simplificada
Desafios frequentes como a reengenharia de aplicativos para uso na nuvem são mitigados;
O downtime da infraestrutura durante a migração é drasticamente reduzido;
E a otimização do gerenciamento de recursos pós migração é possível com as mesmas ferramentas disponíveis no seu ambiente on premise da VMWare.
Vejamos alguns cenários onde o VMWare cloud on AWS é aplicável.
Disaster Recovery (DraaS)
Uma infraestrutura VMWare Cloud on AWS pode ser utilizada como Disaster Recovery de um ambiente on premise, de vários ambientes on premise ou mesmo de um ponto de proteção de múltiplos sites o que pode incluir outro ambiente de VMWare na AWS.
Ampliação do Data center
Diversos motivos podem levar uma organização ampliar seu data center para a nuvem como:
Aumento de capacidade sem ter que investir na construção de um novo data center;
Ampliação Geográfica;
Necessidade de mais recursos de forma sazonal;
Desenvolvimento de um ambiente de testes baseado e nuvem.
Ao passo que estender um data center pode ser um projeto desafiador – já que envolve questões como integração de ambientes, diferenças de infraestrutura, inconsistências de governança, segurança e outros – com VMWare para a nuvem da AWS as tarefas são significativamente simplificadas graças a arquitetura desenvolvida em conjunto entre os dois gigantes.
Migração Lift and Shift
Com o VMWare Hybrid Cloud Extension (HCX) os desafios que envolvem a migração para a nuvem são mitigados. Praticamente é possível apenas mover seus workloads para a nuvem.
Algumas soluções no HCX que possibilitam essa mitigação:
Possibilidade de migração entre diferentes versões do vSphere acima de 5.0;
Alto desempenho de migração para a nuvem com otimizações no tráfego da WAN, algorítimos de compressão e de de-duplicação de dados;
Atuação na camada 2 de rede entre o data center e a AWS evitando efeitos complexos com reconfigurações de Ips das máquinas virtuais.
Conclusão
O VMWare Cloud on AWS é uma ótima solução da VMWare para possibilitar, aos clientes VMWare, ambientes multicloud ou de cloud híbrida resolvendo questões críticas de migração com melhor retorno de investimento, quando comparado a investimentos em data center on premise ou migrações para a nuvem de workloads tradicionais com todo o seu complexo processo de migração e reengenharia.
A Computer Consulting é uma empresa com mais de 20 anos no mercado. Especializada em Cloud Computing, Linux e Cibersegurança.